quinta-feira, 12 de abril de 2012

100 ANOS DO NAUFRÁGIO DO TITANIC!!!

O Grande Titanic – Um pouco de sua História

Titanic foi um dos navios de três “Classe Olímpica ‘encomendados pela White Star Line para ser construído no estaleiro Harland e Wolff, em Belfast. A construção começou no primeiro destes grandes navios, Olímpico, em 16 de Dezembro de 1908. Trabalho em Titanic começou logo depois, em 31 de março de 1909. Esses navios eram magníficas as maravilhas industriais de sua idade e Titanic era para ser o maior navio mais rápido, e mais luxuoso ainda.
Depois de apenas três anos, Titanic foi terminado – uma cidade flutuante, pronto para zarpar em sua viagem inaugural de Southampton para Nova York. A bordo estava uma coleção de passageiros com milionários, estrelas do cinema mudo, professores e emigrantes, em busca de uma vida melhor nos Estados Unidos.
Ao quinto dia de sua viagem, o Titanic estava fazendo rápido progresso através do Atlântico. Embora o capitão Edward Smith tinha traçado um novo rumo ao ouvir relatos anteriores de gelo a partir de navios de outros, havia muitas comunicações mais que dia de gelo no caminho do Titanic. Na noite de domingo 14 abril de 1912, o mar estava calmo plana, o céu claro e sem lua, e a temperatura começou a cair para zero. Em tais condições, o gelo do mar é muito difícil de detectar.

Em 11:40 o vigia deu o alarme e telefonou para a ponte dizendo: “Iceberg, em frente.” O aviso veio tarde demais para evitar o iceberg eo Titanic bateu nela menos de 40 segundos depois, arrancando uma série de furos na lateral do casco. Ao inspecionar o dano, chefe do Titanic arquiteto naval Thomas Andrews disse ao capitão Smith que o navio iria certamente afundar. Seis dos compartimentos estanques na parte da frente do casco do navio foram violado, cinco dos quais inundando dentro de uma hora. Titanic foi projetado para se manter à tona com apenas quatro compartimentos alagados.

Menos de três horas depois Titanic estava no fundo do oceano Atlântico, cerca de quatro quilômetros para baixo. O naufrágio do Titanic alegou 1.517 vidas. Para muitos, o destino trágico que se abateu sobre Titanic viria a marcar a passagem da opulência da Belle Époque e prenunciou a tragédia mundial da Primeira Guerra Mundial. A história cativou a imaginação do público em todo o mundo, gerando inúmeros livros, filmes, peças, memoriais, museus e exposições. A descoberta dos destroços do navio pelo oceanógrafo Robert Ballard em uma expedição franco-americana em 1985 deu origem a uma nova onda de interesse que continua até hoje.


















Nenhum comentário:

Postar um comentário